Feedback Canvas. Melhorando a cultura de Feedback da sua empresa.
Tendências RH

Muitas empresas já consideram os feedbacks essenciais para o crescimento dos seus colaboradores e, consequentemente, para a melhoria dos resultados nos negócios. Porém, existem diversas formas de realizar essa avaliação e um dos modelos que vem ganhando mais espaço dentro das equipes é o Feedback Canvas.

O que é Feedback Canvas?

O Feedback Canvas é uma ferramenta criada por Matheus Haddad, palestrante, consultor e um dos fundadores de uma empresa de soluções de softwares. Essa técnica se distancia das avaliações de desempenho individual, pois sua proposta é voltada para o contexto coletivo. Ou seja, todos os membros da equipe podem participar e contribuir para dar feedbacks aos colegas.

Como funciona o Feedback Canvas?

O Feedback Canvas é composto por uma tabela que inclui os seguintes itens:

-> Competência: a função da pessoa que está recebendo o feedback.

-> Atividades: as ações que essa pessoa deve realizar para cumprir sua função.

-> Nível profissional: uma classificação que vai de novato, aprendiz e praticante até profissional professor, líder e mestre. Essa categorização deve ser realizada pelo próprio colaborador que recebe o feedback e pelos demais colegas de equipe.

-> Pontos positivos: qualidades pessoais e profissionais, assim como resultados obtidos.

-> Pontos negativos: defeitos e falhas na função, sempre baseados em argumentos.

-> Ações de melhoria: em conjunto, os membros da equipe e a pessoa que recebe o Feedback Canvas definem quais ações podem ser realizadas para melhorar o desempenho profissional.

Como fazer Feedback Canvas?

Qualquer empresa pode utilizar esse método. Basta imprimir ou utilizar um quadro para montar a tabela. Os líderes das equipes também podem estipular datas para realizar o Feedback Canvas com todos os colaboradores. Mas, algumas empresas preferem realizar inscrições para fazer essa avaliação coletiva. Também é importante estipular prazos para as melhorias, assim como períodos para refazer a análise, dessa forma os resultados poderão ser comparados.

Mudanças que o Feedback Canvas promove?

Como nenhuma empresa é igual a outra, é claro que é possível fazer adaptações conforme as necessidades de cada equipe. Por exemplo, é possível pré-estabelecer as funções e atividades necessárias para desempenhá-las. A classificação também pode ser feita no geral ou para cada habilidade específica e cada nível pode ser acompanhado de uma legenda. Além disso, os pontos negativos e positivos podem ser substituídos por “fazer e parar de fazer”. Dessa forma, o entendimento das sugestões dos colegas pode ser facilitado.

Vantagens do Feedback Canvas:

O Feedback Canvas é um método simples, organizado e inclusivo, já que todos podem e devem participar e debater sobre o assunto. Mas as principais vantagens de utilizá-lo dizem respeito aos profissionais e ao exemplo que o líder está passando para eles. Afinal, ao propor uma técnica como essa, ele está mostrando à equipe a importância de estar aberto a críticas construtivas. Além disso, ao receber esse feedback, cada colaborador saberá qual é a percepção dos demais membros do time com relação ao seu trabalho. Sem falar que ao se autoanalisar e analisar os colegas, ele saberá o que pode fazer para melhorar seu desempenho dentro da empresa.

< VOLTAR